Como a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é eficaz no tratamento do Lipedema?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Se você nunca ouviu falar da Câmara Hiperbárica, neste artigo vamos contar do que se trata e como a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é eficaz para os pacientes no tratamento do lipedema.

Dessa forma, conheceremos outros tipos de apoio para melhorar gradativamente os sintomas da doença.

Lembre-se de consultar os médicos especialistas de confiança sobre os métodos de lipedema pós-operatório mais adequados.

Mas, antes de falarmos sobre Câmara Hiperbárica, tenha mais informações sobre o que é o Lipedema, veja abaixo!

O que é Lipedema?

Lipedema é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo anormal de tecido adiposo (gordura) nas pernas, coxas e, às vezes, nos braços.

É mais comum em mulheres e tende a se desenvolver durante a puberdade ou períodos hormonais, como gravidez ou menopausa.

O lipedema geralmente ocorre simetricamente nas pernas e pode causar desconforto, dor, sensibilidade e uma sensação de peso nas áreas afetadas.

Embora a causa exata do lipedema não seja totalmente compreendida, acredita-se que fatores genéticos e hormonais desempenham um papel importante no seu desenvolvimento.

Algumas teorias sugerem que o lipedema pode estar relacionado a alterações no sistema linfático, o que leva ao acúmulo de líquido e gordura nas áreas afetadas.

Uma característica distintiva do lipedema é que o acúmulo de gordura ocorre de forma desproporcional, resultando em pernas e coxas com um formato “coluna” ou “tronco de árvore”.

As áreas afetadas geralmente apresentam excesso de tecido adiposo que é macio ao toque, enquanto os pés e as mãos permanecem relativamente magros.

O diagnóstico do lipedema é geralmente baseado nos sintomas e na aparência física, embora exames médicos adicionais, como ultrassonografia ou ressonância magnética, possam ser usados para descartar outras condições semelhantes, como linfedema ou obesidade.

Embora o lipedema seja uma condição crônica e progressiva, existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas. Isso pode incluir terapias conservadoras, como uso de roupas de compressão, exercícios de baixo impacto, fisioterapia, drenagem linfática manual e a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB).

Em casos mais graves ou sintomáticos, pode ser considerada a cirurgia, como a lipoaspiração tumescente ou outras técnicas cirúrgicas específicas para o lipedema.

O que é a Câmara Hiperbárica e para que serve?

As Câmaras Hiperbáricas Monoplace são camas herméticas com ventilação constante nas quais é administrado oxigênio puro. 

É um método não invasivo e indolor no qual a pressão do ar é elevada até três vezes a pressão normal do ar. Desta forma, os pulmões são capazes de respirar oxigênio mais puro do que em uma situação de pressão de ar normal. 

Este procedimento serve para levar oxigênio a todos os tecidos com o objetivo de melhorar a circulação e ajudar pacientes com diferentes distúrbios ou condições. Isso ocorre porque, às vezes, quando o tecido do corpo é ferido, ele pode cicatrizar com mais facilidade e rapidez se receber oxigênio puro.

O design da Câmara simula um cilindro de metacrilato completamente transparente. Os pacientes têm a oportunidade de usar o sistema de entretenimento na tela, que conta com inúmeras medidas de segurança.

Muitos pacientes relatam que durante as sessões é o momento de se sentir relaxado e descansar.

Vantagens da Câmara Hiperbárica Monoplace no tratamento do Lipedema

Se você se pergunta quais doenças são tratadas com a Câmara Hiperbárica, algumas das principais são: Parkinson, enxaquecas, artrite e artrose, úlceras, feridas crônicas e complexas etc.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a Câmara Hiperbárica, vamos listar algumas de suas principais vantagens.

Os benefícios do tratamento hiperbárico são muitos e foram comprovados por cientistas especializados, veja alguns:

  • Reduz edemas;
  • Estimula a formação de novos vasos sanguíneos;
  • Reduz a fadiga muscular e aumenta a energia a nível celular;
  • Acelera a fase de cicatrização em feridas;
  • Ajuda a estimular o sistema imunológico;
  • Promove a reparação óssea;
  • Fornece um maior suprimento de oxigênio para o corpo;
  • Produz efeitos anti-inflamatórios;
  • Tem ação bactericida;
  • Estimula as células produtoras de colágeno;
  • Tem um efeito antifúngico;
  • Melhora o metabolismo a nível celular.

Leia mais: Qual é a relação das Câmaras Hiperbáricas Monoplace da Oxy com as queimaduras?

Como o uso da Câmara Hiperbárica é eficaz no tratamento do lipedema?

O uso da Câmara Hiperbárica pode ser benéfico para pacientes com lipedema. Um dos pontos que podem fazer diferença no resultado do tratamento cirúrgico do lipedema é o pós-operatório.

Por isso, combina-se uma série de tratamentos adaptados a cada um dos pacientes, que os ajudarão na recuperação e redução da inflamação com o objetivo de obter melhores resultados obtidos pela cirurgia. Nesse momento entra em cena a medicina hiperbárica.

A combinação de diferentes tratamentos no pós-operatório vai variar de acordo com o caso e a necessidade de cada paciente. Sua equipe médica especializada em lipedema avaliará sua situação para indicar o tratamento ideal.

Alguns dos principais benefícios do uso da Câmara Hiperbárica em pacientes com lipedema são:

  • Reduz o edema tão típico da doença;
  • Tem efeitos anti-inflamatórios;
  • Promove a criação de novos vasos sanguíneos;
  • Promove a cicatrização após a cirurgia.

Agora que você sabe mais sobre a Medicina Hiperbárica, entre em contato conosco para qualquer dúvida ou preocupação que possa ter: CLIQUE AQUI.