A Câmara Hiperbárica Monoplace é um equipamento utilizado como opção terapêutica para diversas patologias, dentre estas, feridas agudas e crônicas, e tem como base oxigênio e pressão, a terapia é chamada de Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB).
Dentre as diversas indicações da OHB, umas das indicações clássicas são as queimaduras.
Neste texto, vamos explicar sobre a relação entre queimaduras e a Câmara Hiperbárica Monoplace.
Junho Laranja: confira a campanha de conscientização e prevenção das queimaduras
Entendendo a Oxigenoterapia Hiperbárica
A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica que utiliza de propriedades físicas e químicas do oxigênio sob pressão para melhorar a capacidade fisiológica do corpo de cicatrizar lesões, e para alcançar este resultado é preciso utilizar as Câmaras Hiperbáricas Monoplace.
Por se tratar de equipamentos que aumentam consideravelmente a pressão atmosférica, atingindo pressões até três vezes maiores que a pressão atmosférica ao nível do mar, conseguimos atingir níveis muito superiores ao nível de oxigenação fisiológica.
Essa é uma ótima forma de tratar ferimentos, sobretudo queimados, pois todos os mecanismos de cicatrização dependem de oxigênio para acontecerem adequadamente, e em algumas situações a quantidade de oxigênio que inspiramos em ar ambiente (20%) não supre a necessidade fisiológica que feridas como queimaduras entre outras, precisam para evoluir para uma cicatrização saudável.
Quando o paciente entra na câmara e, ao inspirar o oxigênio submetido a pressão habitualmente entre 2 a 3 ata, este alcança rapidamente a corrente sanguínea que percorre todo o corpo, inclusive em lugares que tenham algum tipo de injúria tecidual, inflamatória ou infecciosa e aumentando a perfusão tissular supre a necessidade de oxigenação dos tecidos lesionados.
Leia mais: Como a OHB auxilia na recuperação e cicatrização dos pacientes que realizam Lipo HD?
Como a câmara hiperbárica ajuda no tratamento de queimaduras
As lesões causadas por traumas térmicos geralmente apresentam baixa tensão de oxigênio tecidual quando em comparação a outras partes não lesionadas. Isso dificulta a capacidade de reconstrução tecidual.
O retardo na cicatrização de uma queimadura pode causar deformidades como retrações em áreas de dobra ou cicatrizes hipertróficas e comprometer a amplitude dos movimentos.
Mas a relação da Câmara Hiperbárica Monoplace com as queimaduras é muito positiva, já que aumenta a tensão de oxigênio tecidual que por sua vez, melhora a condição cicatricial podendo evitar complicações como essas.
Veja por que esse aumento ajuda a tratar de queimaduras:
- Aumenta vascularização;
- Auxilia no retorno venoso e melhora edema intersticial;
- Melhora metabolismo local e sistêmico;
- Aumenta o débito cardíaco, ou seja, o volume total de sangue bombeado para o coração;
- Ajuda na cicatrização da pele e partes moles;
- Auxilia no controle infeccioso;
- Supre hipóxia tecidual entre outros.
Entre em contato com nossos consultores: CLIQUE AQUI.
Em quais tipos de queimadura a Oxigenoterapia Hiperbárica deve ser indicada?
A Oxigenoterapia Hiperbárica deve ser indicada em qualquer grau de queimaduras, como por exemplo:
Queimaduras de 2° grau superficiais ou profundas
Caracterizadas por dores intensas e deterioração da epiderme e da derme. A lesão geralmente apresenta bolhas e desprendimento total ou parcial da pele lesionada, por isso a regeneração dos tecidos apresenta maiores dificuldades e podem complicar se não cicatrizar logo;
Queimaduras de 3° grau
Nesse tipo de queimadura, todas as camadas da pele são destruídas, danificando inclusive terminações nervosas. Por isso, geralmente, a lesão neste grau torna-se sinestésica, ou seja, em muitos casos a lesão não dói como uma lesão mais superficial, apesar de a lesão ter sido mais grave com potencial de agravo iminente.
Queimaduras por carbonização
São lesões irreversíveis e a destruição tecidual é drástica, mas a área lesada e a pele adjacente estará em sofrimento, e necessitará de auxílio para reparação e contenção de fatores inflamatórios e muitas vezes infecciosos.
Os tipos de queimadura podem ser:
Térmica (Ocasionada por calor excessivo).
Exemplo: líquidos quentes, fogo, vapores muito quentes, explosões etc.
Elétrica (Gerada por descarga elétrica de alta voltagem)
Química (Ocasionada pelo contato de uma substância química geralmente corrosiva com a pele)
Exemplo: ácido sulfúrico, ácido clorhídrico, soda cáustica etc.
Dermoabrasiva (Provocada por abrasão dos tecidos corporais em superfície abrasiva)
Exemplo: queda de moto ou bicicleta com ralado extenso ou não em asfalto, acidentes com equipamentos elétricos para lixar madeira ou metais que por abrasão removam a superfície de qualquer área corporal etc.
Quando e com que frequência o tratamento deve ser feito?
Quando uma pessoa sofre uma queimadura de 2° grau ou mais, deve iniciar o tratamento na Câmara Hiperbárica Monoplace da Oxy o mais rápido possível, ainda nas primeiras horas após o trauma.
Isso faz com que a lesão não evolua negativamente, estabilizando os fatores inflamatórios, e logo evidencie efeitos benéficos como:
- Redução do edema;
- Melhora da dor;
- Efeito bactericida que a OHB proporciona;
- E, consequentemente, cicatrização acelerada.
Em fases agudas, algumas práticas clínicas descrevem o uso de uma sessão ao dia com duração média de 1 hora e 30 minutos.
Quer saber mais sobre as Câmaras Hiperbáricas Monoplace da Oxy? Entre em contato, clique aqui.