Jeremy Renner, de 52 anos, continua se recuperando do gravíssimo acidente que sofreu em janeiro deste ano e contou para os fãs que parte de seu tratamento é receber oxigênio em uma Câmara Hiperbárica Monoplace.
“Câmara Hiperbárica, pressão de 2 atmosferas, oxigênio alto, duas vezes ao dia”, escreveu o Gavião Arqueiro da Marvel, ao publicar uma foto durante o procedimento, na noite de domingo (13).
O ator quebrou 30 ossos pelo corpo no desastre, quando foi esmagado pelo snowcat, e passou por várias cirurgias.
Jeremy, que anda e participa de eventos normalmente, volta e meia compartilha algumas atividades que faz para recuperar a capacidade de antes do acidente.
As câmaras de oxigênio hiperbárico são usadas também para recuperação de tecidos e músculos - atletas de alto rendimento frequentemente recorrem a elas.
Dentro do equipamento, os pacientes podem respirar 100% de oxigênio, e a pressão do ar é aumentada para um nível de duas a três vezes maior que o normal, o que ajuda os pulmões a coletar mais oxigênio, que passa pela corrente sanguínea e "transborda" para os tecidos, o que acelera o processo de cicatrização.
Segundo o Federal Drug Administration (FDA), o órgão regulador americano, o tecido do corpo humano precisa de oxigênio para funcionar, mas o ar que respiramos contém 21% de oxigênio.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é usada para tratamento de queimaduras, lesões por radiação e outras condições, além de ser um recurso muito comum de mergulhadores de águas profundas, que precisam passar pela Câmara Hiperbárica Monoplace para não serem afetados pela mudança de pressão.
